16 de março de 2011

Etiqueta na maternidade

Outro dia estava conversando com minhas amigas sobre as visitas na maternidade.
Quando é melhor ir? Que horário? O que levar de presente? Levar crianças ou não?

Quando minha filha nasceu o quarto se encheu de pessoas, acho que umas 10 no mínimo...fiquei louca com a maternidade de ter deixado isso acontecer, mas acho que essas dicas aqui são importantes e lógico já vou repassar para o papi do João Vicente, pois ele vai saber monitorar melhor no dia...

Dicas do blog da Constance Zahn http://babies.constancezahn.com/etiqueta-na-maternidade/

Vamos lá:

1 – O nosso dia começa cedo, aliás, talvez nem comece, pq o anterior, com as mamadas noturnas, nem acaba. Portanto, não recomendo visitas depois das 20hs; e que elas não demorem mais que 15 minutos, a não ser que a mamãe em questão insista veementemente para você ficar mais.

2 – Se a nova mamãe fez cesarea, a recomendação médica é para ela falar o mínimo necessário durante às proximas 12 horas, a fim de evitar gases e, conseqüentemente, dor no corte. Então, visitas no dia do parto, só se você for muito íntima e tiver certeza que a pessoa esta a fim de receber.

3 – Se você estiver com o tempo curto, pense duas vezes antes de ir para a maternidade. A mamãe pode estar amamentando, no banho, refazendo o curativo… e assim demorar para lhe receber. Tive uma amiga que ficou nervosa com uma reunião que tinha em seguida, e quando entrou no quarto estava tao estressada, que sem querer me estressou tambem. Grrr!

4 – Crianças: ligue e pergunte antes para a mamãe se ela se incomoda com a visita de outras crianças. Se certifique que seu filho(a) não esteja gripado ou com qualquer outra suspeita de doença. Não é à toa que a maioria dos pediatras recomendam que os bebês não saiam de casa antes de todas as vacinas dos primeiro trimestre.

5 – Prefira flores a chocolates como presente (pelo menos para mim… rs). Depois dos íltimos meses de gravidez, tudo o que queremos é perder a nossa forma bola. Fora que, mesmo que o neném ainda não tenha cólicas, alguns pediatras restringem o chocolate para as mamães desde o início da amamentação.

6 – As lembrancinhas geralmente são contadas, então é terrível aquelas as visitas que querem levar para os amigos do escritório que não puderam ir, para os filhos, sobrinhos, papagaio e cachorro.

7 – Não peça para pegar o recém-nascido no colo. A mãe que deve oferecer. Acho essa uma das piores gafes!!

8 - Por último, afinal daqui a pouco vocês vão apenas preferir mandar um cartão postal, priorize as visitas na maternidade. A chegada de um bebê em casa nunca é simples, sendo o primeiro filho ou não. E vamos combinar que você nunca vai entrar na casa de alguém para ficar 10 minutos e ir embora. No meu caso, teve um casal que chegou às 15hs e foi embora às 23hs, depois de pedirem pizza, claro.

5 comentários:

Ju Chicrala disse...

Ana querida! Obrigada pelos elogios...to mto feliz tb, e tudo me emociono...rs!
Ahh Ana, estou vivendo um sonho! Estou me sentindo mais cansada agora, e to pensando em sair do pilates e da hidro e ficar so com a drenagem. Quero ter tempo maior para descançar, dormir, pq sinto mto sono sabe. Quero lavar eu mesma as roupinhas do meu bebê, e to ensaiando o dia..rsrssr!
Eu tenho essas contrações de braxton hicks, pouco mas tenho, mas minha médica disse ser normais e não deveria me preocupar. Dai qdo sinto, deito um pouco e passa. Vc qdo deita passa tb ne?
Vc acabou indo pra USA? Menina, acredita q comprei tb até 1 ano? rsrsr...na verdade comprei várias peças de até 24 meses, mas é pq dizem q o bebê veste numeros maiores da idade real deles ne...ahahah!
Acabei comprando tb roupinhas RN aqui no Brasil mesmo, pq priorizei roupas maiores em Orlando. Aqui tb tem casa roupinha fofa ne? Ameiii!
Agora to na fase do ensaio fotográfico. Enfim achei um fotógrafo muito legal, e farei semana que vem...to animadissima...rs! Cada fase estou vivendo intensamente!!!
Fiz uma ultra essa semana, e meu João Pedro está com 41cm e 1,800kg...fofo Ana, não vejo a hora de te-lo nos braços..aii aiii!!rs
Ana, um beijo grande, dê sempre noticias, e estou muito feliz com nossa gravidez! Teremos bem pertinho uma da outra, e trocaremos muitas experiências ainda...
Nosssaaaaaaa falei demais...desculpa!rs
Beijinhos querida, bjo no João Vicente fofinho!

Ju Chicrala disse...

Aninhaaaaaaaaa, adorei a informação do post. Realmente acho q maternidade é um momento intimo e que no máximo a familia deve comparecer. Ja deixei avisado que quero somente minha familia e 2 amigas minhas q amo mto...sooooooo! ahahahah
E visitas em casa, to pedindo para essas duas amigas minhas ir falando de leve para nossas amigas em comum, que o ideal é ligar e ver se da para a visita, e ficar bem pouquinho...acho q não terei muitos problemas nao..rsrs!
Tomaraaaaaaaaaaaaa..rsrsrs
Beijinhoss

Shanon Enxovais disse...

Adorei esta matéria!Podemos utilizar no nosso blog com os devidos créditos? Acho que nossas clientes iriam adorar!

abs,
Maria Carolina

ANA BAUER disse...

Oi Maria, claro que podem!!!!!!!!!!!Acho ótimo todos terem uma boa noção de como se portar nessa situação..rsrs
Beijinhos e obrigada

Dulci disse...

Oi Ana, logo depois que tive minha filhota Marina estive na sua loja procurando uma roupa pra usar, pois é muito complicado essa fase logo depois do parto, acabei comprando um camisão vestido coral com listrinhas lindo que foi super versátil.
Minha dica sobre as visitas é que é melhor receber na maternidade do que em casa, pois na maternidade em geral as visitas são mais rápidas. Na Santa Helena tem uma suíte especial que tem ante sala o que facilita o controle de número de pessoas no teu quarto. Beijão e felicidades com o seu filhote! Dulci