5 de julho de 2014

Dicas de Buenos Aires por Argos Turismo


buenos-aires-template-pontos-turisticos

Buenos Aires tem uma infinidade de pontos de interesse e alguns são muito tradicionais entre turistas, principalmente para quem está em sua primeira viagem. 
1 – Casa Rosada – A sede da presidência da Argentina é um dos símbolos do país e passou a ter seu exterior pintado de rosa por volta de 1870. Há várias explicações para a cor, desde que representaria a união de dois partidos políticos até quanto ao uso de sangue bovino misturado à tinta naquela época. O edifício que hoje é sede do governo começou a tomar a forma a partir da junção da Casa de Governo com o edifício de Correios e Telégrafos. Conhecer a fachada e tirar uma foto ali é figurinha carimbada no roteiro dos brasileiros, mas é possível também fazer uma visita guiada (gratuita) ao interior do edifício aos sábados, domingos e feriados. 
2 – Plaza de Mayo – A Praça de Maio é o coração político de Buenos Aires. O local é palco frequente de manifestações populares, entre elas a manifestação das Mães da Plaza de Mayo que ocorre às quintas-feiras, e está cercado por edifícios como a Casa Rosada, o Congresso e a Catedral. Arborizada e com vários bancos, essa praça costuma ser um local de descanso dos portenhos que trabalham ou vivem na região.
3 –  Av. 9 de Julho, Av. Corrientes o Obelisco – O Obelisco é um monumento histórico de Buenos Aires criado para comemorar os 400 anos de fundação da cidade. Ele está localizado no cruzamentos entre as avenidas Corrientes e 9 de Julho, ambas muito movimentadas. A Av. 9 de Julho já foi, inclusive, considerada a avenida mais larga do mundo.
4 – Caminito – As janelas e paredes coloridas fazem parte do cenário no Caminito, uma rua-museu a céu aberto extremamente turística, que abriga restaurantes, lojas de lembranças e ateliês. O assédio é chato, mas quando se fala em turismo em Buenos Aires, esse é um dos locais mais tradicionais a ser conhecer. O nome se deve a um tango, cujas letras estão gravadas em algumas paredes do lugar. A variedade de lembranças de viagem no lugar é enorme, entretanto, negociar o preço é a melhor tática.
5 – Teatro Colón – O Teatró Colón é motivo de orgulho dos portenhos e impressiona pela riqueza de detalhes em seu interior. Pela acústica apurada, ele é considerado um dos melhores teatros de ópera do mundo e quem visita a cidade pode aproveitar a viagem para assistir a um espetáculo. Caso não consiga assistir a uma apresentação, faça a visita guiada, que mostra a arquitetura e decoração interna do edifício. 
6 – Museu de Arte Latinoamericana – MALBA é a versão encurtada do nome do museu, que abre suas portas para exibir quadros de artistas como Tarsila do Amaral e Frida Kahlo. O local é interessante pois reúne obras de artistas de diversos países e possui algumas obras interativas, deixando o passeio mais leve. 
7 – Museu Nacional de Belas Artes – O foco do museu é contar a história da Argentina e alguns dos períodos mais importantes de sua história através de obras de artistas locais. O lugar tem quadros muito bonitos e além das obras nacionais há obras de artistas como Monet, Pissarro e El Greco. Fazer a visita guiada é indicado para conhecer com mais propriedade e história das obras. 
8 – Puerto Madero, área portuária revitalizada e que hoje tem excelente restaurantes, é um ótimo passeio em Buenos Aires, principalmente para conhecer esse lado moderno da cidade. Passeando por lá, aproveite para visitar a Puente de la Mujer e a Fragata Sarmiento, que atualmente funciona como museu.
9 – La Bombonera – O adorado estádio do Boca Juniors é um dos pontos que os fãs de futebol mais gostam de conhecer. Visitas ao museu e ao estádio possibilitam conhecer mais de perto a história do clube, suas conquistas e ter até a oportunidade de ver de pertinho o campo e visitar os vestiários.
10 – Cemitério da Recoleta – Pode parecer estranho, mas é isso mesmo: o cemitério da Recoleta é um dos “pontos turísticos” mais visitados de Buenos Aires. No lugar estão enterradas algumas celebridades argentinas, entre elas o General Alvear e Evita Perón, cujo túmulo sempre está com flores. Na visita guiada gratuita dentro do cemitério é possível conhecer detalhes dos túmulos mais importantes, alguns deles são considerados monumentos históricos nacionais.
11 – Floralis Generica – O monumento metálico criado pelo arquiteto Eduardo Catalano chama a atenção mesmo de longe. Trata-se de uma enorme flor de metal, cujas pétalas se abrem durante o dia e se fecham durante a noite. O parque ao seu redor é procurado para tomar sol e descansar.

Onde Comer

buenos-aires-onde-comer-
O lado gastronômico é parte integrante e inseparável de um roteiro na cidade. Come-se muito bem em Buenos Aires, principalmente se houver um planejamento prévio sobre quais lugares visitar. Para não perder o supra-sumo da cozinha argentina, experimente o seu doce de leite, as empanadas, os cortes de carne argentinos e alfajores.
12 – Café Tortoni – Um dos locais mais tradicionais de Buenos Aires é o Café Tortoni. Tudo bem que o atendimento dos garçons não é lá grandes coisas, mas o lugar vale a pena mesmo pelo ambiente, com uma decoração muito bonita, e pela tradição. O Café foi fundado em 1858 e é considerado a cafeteria mais antiga da cidade. Um café quente ou um chocolate com churros são bons motivos para fazer uma parada por lá durante a tarde. Durante a noite, o Café Tortoni também tem apresentações de tango.
13 – La Brigada e Don Julio – Sair de Buenos Aires sem comer uma carne acompanhada depapas fritas é uma tarefa quase impossível, se você não é vegetariano. Os restaurantes especializados em carne, como La Brigada e Don Julio, servem cortes argentinos deliciosos e peças muito saborosas. Mas atenção: o ponto tradicional da carne no país é mal passado e se você não gosta de carne dessa forma, é bom não esquecer de dizer como prefere que ela seja preparada!
14 – Havana – A Havana é uma marca de doces argentina, que tem inúmeras lojas espalhadas pela cidade. Na verdade a rede já ganhou lojas em outras partes do mundo, mas visitar uma Havana em Buenos Aires faz parte do programa gastronômico. Tradicional mesmo são seus alfajores com sabores variados e o doce de leite, que é uma delícia! O local também é ideal para tomar um café ou um chocolate quente.
15 – Freddo – Provavelmente você irá se deparar com uma loja da Freddo em alguma de suas andanças pela capital argentina, e se o tempo estiver quente, uma parada será inevitável. A rede de sorvetes é famosa pelo sorvete de dulce de leche, que hoje em dia já ganhou diversas formas diferentes e pode ser servido puro, ou acompanhado de chocolate a amêndoas, por exemplo.

Shows de tango 

buenos-aires-shows-de-tango
16 - Seja em um show super turístico, em uma casa pouco explorada, na rua mesmo, ou em uma milonga (onde os locais se encontram para dançar), ter contato com o tango e admirar essa dança é um programa muito interessante em Buenos Aires. Os preços variam de acordo com a casa, porém, é possível encontrar tangos para todos os bolsos. Mesmo quem não é tão fã de dança se rende ao talento dos bons dançarinos e ao ritmo.
17 - A variedade de locais para assistir a um espetáculo de Tango é imensa. Algumas das opções mais procuradas pelos turistas são o Señor Tango, Tango Porteño, Café Tortoni, Madero Tango, El Querandí, Piazzolla e o Centro Cultural Borges. Cada um dos espetáculos tem um foco, alguns são mais turísticos e comerciais, outros mais tradicionais. Se quiser apresentação estilo espetáculo e teatral, uma boa opção é o Tango Porteño, mas se você prefere uma apresentação menor, uma boa sugestão é o El Querandí. Para gastar pouco, opte pelo Centro Cultural Borges ou vá para milongas, onde os locais frequentam para dançar, como La Viruta ou Parakultural – em várias milongas é possível fazer aulas de tango.Na grande maioria das casas de show há a possibilidade de jantar e depois assistir ao espetáculo; cada uma das casas organiza “pacotes” com diferentes atrativos e diferentes preços. 

Passeios em Buenos Aires

buenos-aires-passeios
18 – Zoológico de Luján - Já viu fotos de um amigo que acaba de voltar de Buenos Aires acariciando um leão ou algum outro animal de grande porte? Pois provavelmente essa foto foi feita no Zoológico de Luján, a cerca de 65km do centro de Buenos Aires, que permite que os visitantes tenham contato animais um tanto diferentes, como leões, tigres e ursos e elefantes. As opiniões de quem vai ao lugar são divididas, há quem goste do passeio e há quem não goste. 
19 – Delta do Tigre - visitar o a cidade de Tigre é um passeio interessante para quem já conheceu os principais pontos da capital e deseja visitar um lugar mais tranquilo. Para chegar à cidade de Tigre é possível ir de trem a partir da estação Retiro até a estação Mitre/Maipú (separadas por uma passarela), e de lá utilizar o circuito turístico Trem de La Costa até a estação Delta. Na cidade, o que os turistas mais costumam fazer é caminhar para conhecer a própria cidade e passear de barco pelo Delta do rio Tigre, admirar a paisagem, as casas e construções locais.
20 – Colonia del Sacramento - Colônia é uma pequena cidade uruguaia que pode ser conhecida em um passeio de um dia saindo de barco de Buenos Aires e atravessando o Rio da Prata. A cidade é pequena, muito arborizada, e tem um centrinho histórico superinteressante. O lugar foi disputado por espanhóis e portugueses e hoje em dia preserva um pouco de suas construções históricas e ruas pavimentadas com pedras.

Compras em Buenos Aires

buenos-aires-compras
Quem não perde a oportunidade de voltar de viagem com alguns quilos a mais na bagagem deve incluir no roteiro uma visita à Calle Florida e Galerias Pacífico. A avenida Santa Fé também é ótima para compras devido à enorme variedade de lojas e oportunidade de encontrar ofertas. Para compras de luxo a dica é o Patio Bullrich; mas se, ao contrário, você deseja economizar e encontrar lojas descoladas, vá à Plaza Serrano e sua região, ou visite a incrível Feira de San Telmo aos domingos! A feira de San Telmo é imperdível para quem gosta de antiguidades. 
21 – Florida – A rua Florida (Calle Florida), é um dos principais lugares para fazer compras na cidade. O lugar é muito frequentado por turistas e tem lojas de todos os tipos (roupas, calçados, acessórios, farmácia) além de vendedores ambulantes que expõem seus produtos no meio da rua, já que o local é fechado para carros. Também na rua Florida encontram-se as Galerias Pacífico, um shopping com arquitetura muito bonita (não deixe de observar o teto) e marcas de renome mundial.
22 – Áreas e ruas de compras – Buenos Aires reserva diversas áreas e ruas que são indicadas para compras. Além da rua Florida, sugerimos conhecer as avenidas Córdoba, Santa Fé e os bairros Once (lojas com bons preços em atacado e varejo), Villa Crespo (outlets), Palermo Soho, Caminito (lembranças de viagem) e San Telmo.
23 – Shoppings – A capital argentina tem muitas lojinhas de rua, mas também tem ótimos shoppings. Se você é do time dos consumistas, visitá-los é uma boa alternativa. Shoppings como Alto Palermo, Patio Bullrich, Abasto e as Galerias Pacífico são algumas das alternativas de compras em locais fechados. No Alto Palermo você encontra muitas lojas de marcas locais, enquanto no Patio Bullrich o foco são as compras luxuosas
24 – Outlets – Buenos Aires não é nenhuma Miami, mas a cidade tem também seus outlets que podem proporcionar compras vantajosas se compararmos os preços de produtos equivalentes no Brasil. As lojas concentram-se, principalmente, na Villa Crespo e estão em vias como Córdoba, Gurruchaga, Raúl Scalabrini Ortiz, Corrientes e Aguirre – o ideal é ir ao local e ir passeando por essas ruas. Por lá você encontra lojas como Puma, Adidas, Levi’s, Lacoste, etc.
25 – Feiras – Fãs de compras e achados inesperados precisam passear pelas feiras de Buenos Aires. A mais conhecida delas é a feira de San Telmo, que ocorre aos domingos e reúne pessoas vendendo todo tipo de coisas – desde roupas e artigos de decoração à antiguidades. As lojinhas do bairro também são muito boas e estão abertas mesmo aos domingos. Outra feira muito bacana é a feira da Plaza Serrano, em Palermo Soho – essa região é cheia de lojas de roupas descoladas e as feirinhas são ótimas para conseguir roupas com bons preços. Próximo ao Caminito também há uma freirinha boa para adquirir souvenirs ou artesanato.

Hotéis em Buenos Aires

buenos-aires-hoteis
26 – As opções de hospedagem em Buenos Aires são inúmeras e variadas. O blog indica entrar em Contato com a Argos Tur e tirar todas as suas dúvidas. Esse é o destino perfeito as férias de julho.
Leandro Quadros
leandro@argos.tur.br
Phone: 055 48 30125819
Mobile: 055 48 91498321
Skype: leandroidealtur
Viber:   055 48 91498321
Whatsapp: 055 48 91498321
Argos Turismo Ltda.
Florianopolis - Brasil
www.argos.tur.br aqui

Nenhum comentário: