7 de junho de 2011

Um novo baby em minha vida....


Estava a algum tempo para fazer um post sobre ciúmes de irmãos...inevitável, né:
Desde que descobri a gravidez tenho divido tudo com a minha filha(era o grande sonho dela ter um irmão) que já tem 10 anos e entende melhor o processo, mas mesmo assim vai ter o ciuminho básico.
Acho que o melhor de tudo é ser sincera e realmente o novo baby vai precisar de mais atenção, mas ela vai estar junto em todos os momentos pois vou precisar da ajuda dessa irmã mais velha...rsrs tanto que ela esta a par de tudo, de como arrumar o quartinho da maternidade, sabe das roupinhas para dar para a enfermeira e por ai vai...
Uma boa e sincera conversa é o melhor remédio para tudo.
Peguei umas dicas de uma psicóloga, pois acho super importante deixar bem claro que amor de mãe é igual para os dois.
Outra dica boa, avise os familiares para quando visitarem o novo membro da familia e levar o tradicional presente de boas vindas não esquecer do irmão, levar uma lembrancinha para ele ou ela também.

O que diz a psicóloga


“Dê autonomia para o mais velho cuidar do caçula”

Toda criança vai sentir ciúmes do irmão mais novo, o que vai variar é a intensidade desse sentimento. Chame sua filha mais velha para te ajudar nos cuidados com o irmão. Não é para ela ficar olhando, é para ajudar mesmo. Ela pode pegar a fralda para você trocá-lo, por exemplo; ajudar na hora do banho, lavando o pé do irmão. Mostre quanto ela pode ser autônoma no cuidado com ele, que pode fazer as mesmas coisas que você. Ela vai se sentir valorizada por ser mais velha e ter mais conhecimento, e não sofrer com ciúmes, porque não é a mais nova. O que incomoda o primogênito é a exigência natural de cuidados que um bebê requer. Quando a atenção não é exclusiva para o bebê, ela é dividida entre ambos os irmãos. Peça ajuda aos familiares para ficar com o bebê, porque sozinho você não vai conseguir, e faça coisas que você fazia com o mais velho antes de o caçula nascer. É disso que ele senta falta. Não é interessante dar presentes para apaziguar a crise, porque sua filha vai continuar desobediente e pode entender ainda que, para toda crise, vai receber algo em troca. Saber lidar com a frustração e o sofrimento é uma lição para a vida toda.”

Nenhum comentário: